Voltou a dormir mal? Oito hábitos que podem estar a sabotar o sonoNotícias de Saúde

Quinta, 12 de Maio de 2016 | 140 Visualizações

Fonte de imagem: huffingtonpost

Está habituado a seguir uma certa rotina, mas esta pode conter hábitos que prejudicam a qualidade do seu sono.

Para conseguir usufruir dos benefícios de uma boa noite de sono, deve perder alguns hábitos que a podem comprometer.

Eis as coisas que provavelmente faz e que sabotam o seu sono:

1. Não recebe a luz solar necessária pela manhã. Expôr-se à luz solar no período matutino redefine o seu ritmo circadiano - mecanismo que comanda o ritmo de todas as funções do corpo. A luz faz com que se sinta alerta pela manhã e prepara-o para sentir sono mais facilmente à noite.

2. Treina à hora errada. É daquelas pessoas que se sentem com mais energia depois de fazer exercício físico ou daquelas que se acalmam naturalmente depois. Faça o teste para perceber como o seu corpo funciona melhor: de manhã ou à noite. Contudo, treinar antes de dormir pode não ser uma boa ideia, porque a atividade causa muita excitação no sistema nervoso autónomo, podendo fazer com que tenha mais dificuldade em adormecer.

3. Não treina com frequência. Integrar o exercício na sua rotina é o melhor que pode fazer para melhorar a qualidade do sono.

4. Mantém as luzes acesas adormecer. Para ajudar a produção de melatonina precisa de escurecer o ambiente do quarto cerca de 90 minutos antes de dormir. Por isso, nada de ficar no smartphone, tablet ou a ver TV.

5. Deixa o telemóvel a carregar durante a noite. Mensagens, e-mails, notificações... Se o telemóvel não ficar no silencio, estes barulhos vão atrapalhar a sua noite.

6. Gosta de ler na cama. O conselho dos especialistas do sono é para restringir a exposição à luz durante 1h ou 1h30 antes de dormir. Portanto, aqueles minutos de leitura fazem com que durma mal ou sofra com insónias.  

7. Come bastante ao jantar. Uma refeição pesada (ou rica em gordura, especialmente a saturada) pode demorar até quatro horas a ser digerida. Por isso, se o seu jantar for às 21h, o seu organismo ainda estará a digerir a comida até às 24h. Além disso, este hábito pode causar azia ou refluxo. Tente comer algo mais leve antes de ir para a cama.

8. Bebe muito antes de dormir. Sim, o xixi noturno também atrapalha o seu sono. Por isso, nada de se encher água, chá ou sumo antes de ir para a cama.

Partilhar esta notícia
Referência
POR VÂNIA MARINHO

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados