Um novo estudo sugere que a suplementação com vitamina D poderá promover uma redução nos ataques de asma.
A conclusão adveio de um estudo conduzido por uma equipa de investigadores da Universidade de Londres Queen Mary, Inglaterra, que descobriu que os pacientes que tomam vitamina D para além da medicação habitual para a asma, necessitavam de menos esteroides, visitas às urgências hospitalares e internamento na sequência de um ataque de asma.
Para o estudo, que foi liderado por Adrian Martineau, os investigadores efetuaram uma revisão a sete estudos controlados e randomizados sobre os efeitos da suplementação com vitamina D na severidade da asma. Os estudos incluíam 995 indivíduos que estavam a receber o tratamento padrão para a asma.
A equipa observou que a suplementação com vitamina D tinha feito reduzir em 50% a necessidade de idas às urgências hospitalares e em internamentos, ou seja de 6% para 3%, em comparação com um placebo, na sequência de um ataque de asma.
Adicionalmente, foi verificada uma redução de 30% na necessidade de esteroides em comprimido ou injeção nos adultos que sofriam ataques de asma e tomavam vitamina D, de 0,43 eventos para 0,30 eventos, por pessoa, por ano.
Os pacientes que tinham níveis reduzidos de vitamina D no início do estudo tinham revelado mais benefícios com suplementação com a vitamina. A necessidade de tratamento com esteroides foi reduzida em 55% naquele grupo de pacientes.
No entanto, a equipa ressalvou que o facto de cada subgrupo incluir poucos participantes, torna-se difícil confirmar se os níveis iniciais de vitamina D influenciam os efeitos da suplementação na severidade da asma.
Foi também descoberto que as doses tomadas de vitamina D revelaram-se seguras nos participantes que tomaram os suplementos, sem se verificarem efeitos adversos em relação a quem tomava um placebo.
“A toma da vitamina D é segura e relativamente barata”, disse Adrian Martineau. “Sendo assim, a suplementação representa uma estratégia potencialmente e economicamente viável para reduzir este problema”, concluiu.
Vitamina D: suplementação poderá reduzir a severidade da asmaNotícias de Saúde
Sábado, 07 de Outubro de 2017 | 20 Visualizações

Fonte de imagem: Healthline
Um novo estudo sugere que a suplementação com vitamina D poderá promover uma redução nos ataques de asma.
Autor
Alert Life Sciences
Alert Life Sciences
Referência
Estudo publicado na revista “The Lancet Respiratory Medicine”
Estudo publicado na revista “The Lancet Respiratory Medicine”