Verde ou com pontinhos negros? Esta é a melhor altura para comer bananasNotícias de Saúde

Domingo, 04 de Junho de 2017 | 38 Visualizações

Fonte de imagem: Opas

A banana é um dos alimentos que mais benefícios oferece, mas se for consumida num determinado estado, melhor.

Há ainda que fuja da banana a sete pés por acreditar que é um alimento calórico e que nada mais faz do que engordar. Quanto ao porte calórico, nada a apontar, pois a banana é mesmo uma das frutas que mais calorias tem, contudo, quando comparadas com as calorias de um bolo, de umas bolachas ou de outro qualquer alimento processado, as calorias da banana em nada pesam na balança… e na saúde.

Rica em vitamina C e B6 e ainda detentora de bons níveis de fibra e potássio, a banana é um dos alimentos que mais benefícios traz à saúde, especialmente na hora de dar energia, de recuperar os músculos e de ajudar a adormecer. Além disso, por ser uma fruta doce e de textura agradável, a banana promove ainda uma maior sensação de saciedade quando comparada com outras, sendo, por isso, uma ótima aliada na hora de controlar a quantidade de comida ingerida ao longo do dia.

Por este simples motivo, a banana é já uma boa amiga da boa forma física… mas pode mesmo ser a melhor. Como conta David Levitsky, professor de Nutrição e Psicologia da Universidade de Cornell, comer as bananas quando estas estão ainda verdes pode ajudar a que os níveis de açúcar ingeridos sejam menores e muito graças à maior quantidade de amido resistente que a banana ainda ‘nova’ tem.

Uma vez que o amido resistente não é digerido pelas enzimas gástricas, a sua libertação do organismo é acelerada e com ele saem também grande parte dos açúcares e gorduras ingeridas. Mas não só: o amido resistente favorece ainda as bactérias intestinais e tem um poder saciante idêntico ao da fibra.

Como lhe mostrámos aqui, a banana deixa de ficar no ponto quando fica com a casca amarela e algumas manchinhas negras. A partir desta altura, ou seja, quando começa a amadurecer, o amido da banana transforma-se em açúcar e o seu consumo já não é tão benéfico para a saúde.

Partilhar esta notícia
Referência

Info-Saúde Relacionados