Veja se a sua profissão é das que mais "chama" ao consumo de álcool e drogas
Conclusões de estudo sobre hábitos de consumo nos Estados Unidos apontam para um maior consumo de álcool e drogas em determinadas profissões
Se os trabalhadores da indústria mineira e da construção se revelam como os que ingerem mais álcool, o consumo de drogas dispara quando se fala dos trabalhadores do setor hoteleiro e das artes e entretenimento. Estas conclusões levam os EUA a avançar que o abuso do consumo do álcool está diretamente relacionado com profissões menos qualificadas, enquanto o consumo de drogas corresponde a postos mais qualificados ou com posturas mais "liberais".Há profissões que levam a um maior consumo de álcool e de drogas do que outras. E segundo um estudo promovido pelo Governo dos Estados Unidos, a tendência para o consumo destas substâncias desenvolve-se em diferentes setores profissionais.
Se 17.5% dos trabalhadores da indústria mineira admitem ter abusado do consumo de álcool durante o último mês, uma percentagem que não sofre diferenças substanciais entre homens e mulhere, no setor da construção, a taxa corresponde a 16.5%. Em ambos os casos, o consumo aumentou relativamente à última sondagem, que compreendeu o período entre 2003 e 2007.
E no que toca ao consumo de droga, são os trabalhadores de serviços hoteleiros e restaurantes que se destacam, com uma taxa de consumo de 19.1%. Com uma diferença de quase seis pontos percentuais, os trabalhadores do mundo do espetáculo e do entretenimento surgem em segundo lugar (13.7%). Em terceiro lugar surgem os profissionais com cargos de direção, cujo consumo também aumentou relativamente à última pesquisa, situando-se nos 12.1%. Para a Pesquisa Nacional dos EUA sobre o uso de drogas e saúde, estas substâncias correspondem a marijuana, haxixe, cocaína, crack, heroína, alucinogénios e drogas inalantes.
As 10 profissões com maior nível de consumo de álcool:
- Indústria mineira - 17.5%
- Construção - 16.5%
- Hotelaria - 11.8%
- Arte e entretenimento - 11.5%
- Serviços - 10.3%
- Comércio grossista - 10.2%
- Direção - 9.9%
- Setor da manufatura - 9.7%
- Agricultura, florestação, pesca e caça - 9.4%
- Comércio a retalho - 9.0%
As 10 profissões com maior nível de consumo de droga:
- Hotelaria - 19.1%
- Arte e entretenimento - 13.7%
- Direção - 12.1%
- Informação - 11.7%
- Construção - 11.6%
- Outros serviços (excepto administração pública) - 11.2%
- Imobiliária - 10.9%
- Comércio a retalho - 10.3%
- Serviços científicos e técnicos profissionais - 9.0%
- Comércio grossista - 7.8%