Vegetais crucíferos tratam asma e protegem pulmõesNotícias de Saúde

Segunda, 30 de Junho de 2014 | 76 Visualizações

Investigadores australianos concluíram que o consumo diário de brócolos pode ajudar a tratar a asma

Comer uma a duas porções de brócolos cozinhados ao vapor por dia pode ajudar os asmáticos a respirar normalmente e evitar a deterioração das suas condições de saúde. A conclusão é de um estudo norte-americano que revela que os vegetais crucíferos em geral trazem benefícios importantes na proteção dos pulmões.

De acordo com a investigação desenvolvida pela Universidade de Melbourne, na Austrália, recentemente dada a conhecer, a ingestão de vegetais como couves, alfaces, couves de bruxelas, couve-flor e couve chinesa reduz e é mesmo capaz de reverter os danos pulmonares.

As conclusões obtidas pelos cientistas, coordenados pela estudante Nadia Mazarakis e o professor Tom Karagiannis, poderão vir, no futuro, a introduzir alterações nos tratamentos usados em casos de asma e outros problemas respiratórios.

"Testes laboratoriais mostraram que o consumo de brócolos modifica a constituição das vias respiratórias e pode tornar a respiração mais fácil para aqueles que sofrem de asma e alergias", explica Mazarakis em comunicado, acrescentando que "os bloqueios nas vias respiratórias foram revertidos quase totalmente" nas experiências conduzidas. 

Segundo a investigadora, "a utilização dos brócolos para tratar a asma poderá também ajudar pessoas que não respondem bem aos tratamentos tradicionais", embora, para já, e dado que este trabalho está ainda em fase experimental, é recomendável que os pacientes "continuem a seguir os conselhos médicos habituais".

A descoberta, que integra uma investigação na área da saúde que procura incorporar nas prescrições médicas tratamentos relacionados com a dieta, vai ser apresentada em breve por Nadia Mazarakis na conferência internacional Undergraduate Research Conference about Food Safety que decorrerá em Shangai, na China.

Partilhar esta notícia
Referência
Conferência internacional Undergraduate Research Conference about Food Safety

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados