Varizes interferem com o bem-estar da mulheresNotícias de Saúde

Quarta, 22 de Junho de 2016 | 15 Visualizações

Fonte de imagem: mundoboaforma

E não falamos apenas a nível físico. A existência destas dilatações nas veias tem também um impacto na autoestima do sexo feminino.

As varizes não interferem apenas com a saúde as pessoas, causando dor, cansaço e sensação de peso e edema. No caso das mulheres, as varizes – dilatação das veias do corpo humano – causam também um impacto negativo na autoestima e no bem-estar.

Quem o diz é Pereira Albino, coordenador da Unidade de Cirurgia Vascular do Hospital Lusíadas Lisboa, que, numa nota enviada às redações, revela que “as varizes estão igualmente associadas a preocupações de imagem, sobretudo no sexo feminino”.

De acordo com o especialista, “muitas mulheres recusam-se a vestir roupas que expõem as varizes, chegando mesmo a evitar idas à praia ou à piscina”.

As varizes estão, muitas vezes, associadas a complicações agudas, as chamadas flebites, mas podem também manifestar-se sob a forma de um agravamento progressivo e insidioso, lê-se na mesma nota.

Quanto ao tratamento, Pereira Albino destaca que “tem vindo a mudar substancialmente nos últimos anos”, existindo agora “infinidade de técnicas minimamente invasivas que apresentam igual eficácia e um menor impacto para o doente, devendo no entanto ser adaptadas a cada caso”, como acontece com os “métodos endovenosos térmicos (pelo calor)”, feitos com laser ou radiofrequência.

Partilhar esta notícia
Referência
POR DANIELA COSTA TEIXEIRA

Info-Saúde Relacionados