Vai beber com este frio? Estudo relaciona meteorologia ao álcoolNotícias de Saúde

Terça, 20 de Novembro de 2018 | 19 Visualizações

Fonte de imagem: AmericanInno

Um fim de tarde numa esplanada com vista para o mar é um melhor cenário para se beber álcool do que um espaço onde se aqueça do tempo frio e cinzento, onde mal se vê a luz do sol… pelo menos assim o é para quem quer quer evitar a embriaguez.

Esta é a conclusão de um estudo recém publicado no Journal of Hepatology, que relaciona o tempo meteorológico com a forma como o álcool afeta cada indivíduo e onde se conclui que é o tempo mais frio, em específico nas horas de menor exposição solar que se apontam os estados de embriaguez mais evidentes.

Tal conclusão, segundo os investigadores que a assinam, pode ser uma forma de combater o elevado número de casos de problemas causados pelo álcool.

Embora a investigação tenha resultado da análise de dados oriundos de 190 países, a mesma partiu do Reino Unido e é neste caso que os investigadores se focam e referem que não podem “mudar-se para Espanha todos os verões”, mas vão ponderar seguir o exemplo de países nórdicos onde é grande a aposta em desportos de inverno, principalmente indicados para jovens (que estão entre os que mais bebem) e que se acredita beberem mais no inverno pela falta de eventos organizados que surjam como apelativas sugestões a se passar o tempo no exterior.

Apesar da sugestão, sabe-se que esta não será uma mudança fácil, já que beber é um ato social mas também cultural já muito presente na nossa sociedade.

 

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados