Uso de lentes de contacto altera bactérias ocularesNotícias de Saúde

Quinta, 24 de Março de 2016 | 40 Visualizações

Fonte de imagem: cpopr

Os olhos possuem uma flora bacteriana importante para os manter protegidos contra agressões externas.   

Um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Nova Iorque, publicado esta semana, mostra que o uso de lentes de contacto altera a flora bacteriana dos olhos, aumentando ainda mais o risco de infeções oculares, sendo a conjuntivite papilar gigante e ceratite as condições mais recorrentes.

Publicada na revista da Sociedade Americana de Microbiologia (mBio), a investigação analisou 58 adultos e concluiu que as bactérias oculares das pessoas que usam frequentemente lentes de contacto tende a assemelhar-se às bactérias existentes na pele.

Além disso, os participantes que usaram lentes de contacto apresentaram altas concentrações de pseudomonas, acinetobacter, methylobacterium, e lactobacilos, bactérias que se encontram em quantidades menores entre as pessoas que não usam lentes de contacto.

Conduzido por Maria Dominguez-Bello, o estudo esclarece que não foi, ainda, possível entender como é que a mudança da flora bactéria dos olhos acontece, contudo, o resultado final vem reforçar a ideia de que as lentes de contacto deixam as pessoas à mercê de mais infeções, algo que não acontece com tanta frequência entre as que preferem continuar a usar óculos diariamente.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados