Unha do pé negra? Conheça as causas e saiba quando ir ao médicoNotícias de Saúde

Segunda, 17 de Abril de 2017 | 70913 Visualizações

Fonte de imagem: ManddoVed

Ficar com a unha do dedo grande do pé completamente preta pode ser o sinal mais claro de uma contusão… contudo, por vezes o melhor é mesmo ir ao médico.

Uma das piores sensações do mundo é aquela que acontece quando batemos com um dos dedos dos pés num móvel ou em algum objeto mais duro. Até podemos nem ver estrelas, mas um hematoma é quase certo.

A unha do pé negra é uma das consequências mais comuns deste tipo de contusão, mas não é, de todo, a única causa para se ficar com uma unha completamente preta. Como explica a Prevention, os traumas recorrentes (muitas vezes associados à corrida e ao impacto que os ténis e as meias têm na unha) são também uma possível causa para este fenómeno que, apesar de ser visualmente doloroso, nem sempre vem acompanhado de dor.

Deixar cair um objeto peso no pé também pode levar ao aparecimento de uma unha negra, assim como uma infeção por fungos, sendo, aqui, importante um diagnóstico médico. Embora muitas pessoas associem as manchas brancas nas unhas dos pés a uma possível micose, a verdade é que este e outros tipos de infeções por fungos causam um certo ‘arco-íris’ na unha tal como acontece com os hematomas que são espelhados na pele: primeiro amarelo, depois azulado, depois verde, depois em tons de castanho, segue-se o roxo até que a ‘nódoa’ fique negra.

Diz a publicação que o cancro da pele pode também ser revelado com uma unha do pé negra, sendo, por isso, importante visitar um médico quando este sintoma surge (especialmente se existir a certeza de que não se usou um calçado muito apertado ou não houve qualquer embate).

Menos comum, mas igualmente possível está a unha do pé negra causada pelo tom da pele que, por vezes, tira a coloração natural da unha, deixando-a escura.

Partilhar esta notícia
Referência