Uma única gota de sangue pode revelar todas as infeções virais do passadoNotícias de Saúde

Quinta, 25 de Junho de 2015 | 94 Visualizações

Um novo teste divulgado na revista Science mostra, através da análise de uma gota de sangue, se a pessoa tem ou teve 206 vírus através da deteção de anticorpos.

A técnica denominada VirScan e desenvolvida pelo Instituto de Medicina americano Howard Hughes (HHMI), é uma alternativa eficaz aos atuais testes de rastreio, que apenas detetam um vírus específico por análise. Com esta abordagem é possível colocar a nú  fatores desconhecidos que afetam a saúde de e possibilitar de análise. O teste pode ser efetuado por apenas 25 dólares (22,17 euros) e requer uma única amostra de sangue.

Os investigadores já analisaram o sangue de 569 pessoas com a tecnologia VirScan nos Estados Unidos da América, África do Sul, Tailândia e Perú.  Os resultados mostram que em média, cada indivíduo possui anticorpos que revelam a presença, passada ou presente, de dez estirpes virais diferentes.

Segundo a equipa científica, esta abordagem pode ainda ser usada para encontrar anticorpos que atacam os próprios tecidos do organismo, como no caso de certas doenças autoimunes relacionadas com o cancro.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas