Uma injeção de células estaminais poderá curar impotênciaNotícias de Saúde

Terça, 28 de Março de 2017 | 22 Visualizações

Fonte de imagem: Brigham and Women's

Cientistas anunciam que uma única injeção de células estaminais pode ser uma cura de longa duração para a impotência.

Conclusões preliminares e ensaios mostram que um tratamento com células estaminais restaura efetivamente a função sexual espontânea. Este pode ser um tratamento promissor para os homens impotentes que não respondem ao Viagra, particularmente para aqueles cuja impotência resultou de uma cirurgia.

Para realizar este tratamento, os cientistas removeram uma amostra de gordura do estômago dos homens através de liposucção, depois extraíram as células estaminais da gordura e injetaram-nas novamente nos pacientes.

Passados seis meses, este tratamento com células estaminais – conhecidas por encorajarem a regeneração das células de sangue e vasos sanguíneos – permitiu que 21 pacientes, que eram impotentes e que não respondiam a qualquer medicamento, recuperassem função suficiente para fazer sexo com medicação adicional.

Do grupo de voluntários, oito conseguiram mesmo ter sexo espontâneo sem qualquer ajuda medicamentosa.

Como reporta o Daily Mail, os cientistas voltaram a verificar o estado dos voluntários 12 meses depois e os benefícios do tratamento não tinham passado, o que indica que este pode ter um efeito prolongado.

Estas conclusões preliminares, apresentadas na conferência da European Association of Urology em Londres, surgem depois da primeira fase de testes, pelo que é necessário estudar mais a eficácia do tratamento.

Partilhar esta notícia
Referência
Vânia Marinho

Notícias Relacionadas