Os adultos mais velhos que seguem uma alimentação semelhante à dieta mediterrânica, com peixe, legumes e frutos de casca rija, poderão apresentar um volume cerebral maior, indicou um estudo.
Conduzido por uma equipa de investigadores do Centro de Medicina da Universidade Erasmus, Holanda, o estudo contou com a participação de 4.213 adultos na Holanda, com uma mediana de idades de 66 anos e sem demência.
Os participantes completaram questionários nos quais tinham que indicar a frequência do seu consumo de 400 alimentos no último mês. A equipa baseou a qualidade da alimentação nas diretrizes holandesas, tendo analisado o consumo dos seguintes grupos de alimentos: peixe, legumes, fruta, frutos de casca rija, lacticínios, chá, cereais integrais, leguminosas, gorduras não saturadas e óleos de gorduras totais, carne vermelha e processada. Bebidas açucaradas, álcool e sal.
Uma alimentação de qualidade foi considerada como incluindo legumes, peixe, fruta, frutos de casca rija, cereais integrais, lacticínios e muito poucas bebidas açucaradas. Os investigadores classificaram a qualidade da dieta de cada participante com uma escala de zero a 14. A média de classificação foi de sete.
Após terem tido em consideração vários fatores, como fumar e atividade física, a média total do volume cerebral dos participantes foi de 932 mililitros. Foi observado que uma maior pontuação na classificação da alimentação dos participantes estava associada a um volume cerebral total maior do que o dos participantes que tinham tido uma pontuação baixa para a sua dieta.
Como termo de comparação, ter um volume cerebral que seja 3,6 milímetros menor é equivalente a um ano de envelhecimento.
Finalmente, a equipa avaliou ainda o volume cerebral dos participantes que seguiam uma dieta mediterrânica, também rica em legumes, peixe e frutos de casca rija e observou que os volumes cerebrais eram semelhantes aos dos participantes que seguiam as diretrizes alimentares holandesas.
Uma boa alimentação previne atrofia cerebral em idososNotícias de Saúde
Terça, 22 de Maio de 2018 | 145 Visualizações

Fonte de imagem: Dr. Michael Murray
Os adultos mais velhos que seguem uma alimentação semelhante à dieta mediterrânica, com peixe, legumes e frutos de casca rija, poderão apresentar um volume cerebral maior, indicou um estudo.
Autor
Alert Life Sciences
Alert Life Sciences
Referência
Estudo publicado na “Neurology”
Estudo publicado na “Neurology”