Uma boa alimentação deve incluir muita fruta, verduras e líquidosNotícias de Saúde

Domingo, 12 de Julho de 2015 | 154 Visualizações

Fonte de imagem: Elfogondelacocin

O Gabinete de Comunicação de Saúde e Nutrição da Coca-Cola em Portugal acaba de divulgar as conclusões do Congresso Nacional e Internacional de Madrid e as recomendações para uma boa alimentação.

A água é um nutriente essencial que desempenha um papel importante no nosso organismo, como o transporte de nutrientes, a eliminação de resíduos ou a regulação da temperatura, e tem qualidades estruturais e lubrificantes. As necessidades diárias de água e líquidos estabelecidas pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (AESA) são geralmente de 2 a 2,5 litros por dia para mulheres e homens adultos, respetivamente.

"Beber oito a dez copos de líquidos por dia pode ser uma boa referência para a manutenção de uma hidratação adequada em condições normais", é uma das recomendações do Prof. Dr. Serra-Majem, presidente da Fundação para a Investigação Nutricional e Professor de Medicina Preventiva e Saúde Pública da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, citado em comunicado enviado às redações.

Além disso, alerta que "não devemos confiar apenas na sensação de sede. É preciso aumentar a necessidade de líquidos no tempo mais quente ou se praticar exercício físico intenso, e deve monitorizar-se o estado de hidratação das pessoas mais vulneráveis que sofrem de hipo-hidratação, como crianças, grávidas e pessoas de mais idade".

O Prof. Dr. Javier Aranceta, Presidente do Comité Científico da Sociedade Espanhola de Nutrição Comunitária e Professor Associado de Nutrição Comunitária na Universidade de Navarra, sublinha: "A alimentação no verão deve ser generosa em frutas, legumes, sopas e alimentos com alto teor de água. Contudo, é recomendável que 75% a 80% dos líquidos que ingerimos diariamente venham das bebidas”.

Acrescenta que "todas as bebidas não-alcoólicas contendo mais do que 80% de água e menos do que 50 mEq/l de sal são uma fonte de hidratação, o que é particularmente relevante em condições ambientais quentes".

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas