Um em cada três AVCs são causados por fibrilhação auricularNotícias de Saúde

Terça, 28 de Março de 2017 | 28 Visualizações

Fonte de imagem: Huffingtonpost

A Associação Bate Bate Coração, em parceria com a Bayer, vai promover uma campanha de recolha de assinaturas para a Carta dos Direitos dos Doentes com Fibrilhação Auricular, no próximo dia 31 de março, entre as 11h e as 18h30, no Largo de Camões

A campanha vai assinalar o Dia Nacional do Doente com AVC e pretende dar voz a nível mundial a todas as pessoas e famílias que já sofreram com a fibrilhação auricular.

“O nosso objetivo, em termos globais, é conseguir 1,7 milhões de assinaturas em apoio à Carta e entregá-la depois aos decisores de saúde em todos os países do mundo”, esclarece Carlos Morais, presidente da Associação Bate, Bate Coração.

O AVC relacionado com a fibrilhação auricular é mais debilitante, comportando um risco de morte duas vezes maior comparado com os não relacionados. Estima-se que a fibrilhação auricular é responsável por um em cada três acidentes vasculares cerebrais (AVCs), representando um risco maior do que fumar, ter diabetes ou não fazer exercício físico.

A fibrilhação auricular é a perturbação do ritmo cardíaco crónica mais frequente. Revela-se mais comum nas pessoas com mais de 40 anos, mas como é frequentemente assintomática as pessoas desconhecem que estão em perigo.

A Carta dos Direitos dos Doentes com Fibrilhação Auricular pode ser assinada aqui.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados