Um alimento para cada problema de peleNotícias de Saúde

Terça, 22 de Setembro de 2015 | 176 Visualizações

Fonte de imagem: commons.wikimedia

A pele é o maior espelho da saúde de uma pessoa e do tipo de alimentação que faz diariamente.

Se uma má alimentação é capaz de arruinar a saúde e o aspeto da pele, determinados alimentos conseguem ser um autêntico elixir para uma pele bonita, hidratada e saudável.

E é isso que Jolene Hart, autor do livro ‘Comida Bonita: Nutrição para uma beleza interna e externa’, explica num recente artigo assinado na revista Shape. Segundo este especialista, existem alimentos capazes de tratar – ou pelo menos atenuar – alguns dos problemas cutâneos mais comuns.

É o que acontece com as sementes de abóbora, as lentilhas e o grão-de-bico, três aliados na luta contra a acne, uma vez que o poder anti-inflamatório que portam é capaz de neutralizar o crescimento das bactérias responsáveis pelo aparecimento da acne. O café, o açúcar e os lacticínios são de evitar, principalmente quando este problema de pele está num estado já avançado.

Na luta contra as rugas – que embora não devam ser vistas como um problema de pele podem, porém, causar desconforto quando aparecem demasiado cedo – nada melhor do que apostar nas especiarias, diz o especialista. O gengibre e o açafrão são dois dos melhores ‘amigos anti-envelhecimento’ que podem ser adicionados à alimentação.

No caso da pele baça e sem brilho – resultantes, muitas vezes, de uma alimentação pobre em nutriente mas rica em hidratos de carbono – o melhor é criar uma rotina matinal e que inclua a ingestão de um copo de água morna com limão. Esta bebida consegue limpar e estimular o organismo e também estabilizar o pH.

falta de pigmentação é outro dos problemas que pode resultar de uma alimentação fraca. Para combater esta condição, Jolene Hart recomenda a ingestão de tomate, rico em “licopeno, um antioxidante que protege contra os danos causados pelo sol e pode ajudar a prevenir o aparecimento de sardas e da descoloração da pele”.

As gorduras saudáveis, como o abacate, os frutos secos e o azeite ajudam a combater a pele seca, lê-se na revista.Já os cogumelos Shiitake e as castanhas do Pará (ou castanhas do Brasil) podem ajudar a combater a pele flácida, muitas vezes causadora de rugas precoces. Estes alimentos repõem os níveis de elasticidade e quando aliados a alimentos ricos em vitamina C – como o kiwi, o pimento e laranja – proporcionam os resultados desejados, uma vez que a produção de colagénio é estimulada.

No caso de eczemas, as sementes de cânhamo são a melhor opção, devido ao elevado nível de GLA, um ácido gordo ómega-6 que consegue reduzir a inflamação e ajudar a aliviar o eczema.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas