Truques para beber menos álcoolNotícias de Saúde

Terça, 05 de Janeiro de 2016 | 217 Visualizações

Fonte de imagem: huffingtonpost

Depois de uma época festiva de excessos – tanto de comida, como de bebida – é importante começar o novo ano da forma mais saudável possível. Comecemos pela redução do consumo de bebidas alcoólicas.

O consumo de bebidas alcoólicas pode ser altamente prejudicial à saúde quando feito em excesso, mas a redução do consumo deste tipo de bebidas pode ser difícil quando a ingestão é feita quase diariamente.

Contudo, diz o Daily Mail, existem alguns truques que prometem ajudar a beber menos. Um deles é colocar as bebidas em copos sem curvas: diz um estudo da Universidade de Bristol que as pessoas tendem a beber até 60% mais quando a bebida é servida em copos com curvas.

Os copos altos e finos são também a melhor opção pois dão a sensação de que contêm mais bebida – embora tal possa não ser verdadeiro. A ilusão de ótica, neste caso, é ‘amiga’ e faz com que se beba menos, como indica uma investigação norte-americana da Universidade de Cornell.

Quando se está num jantar em que existem mais do que um copo por pessoa, o truque passa por servir menos quantidades no copo das bebidas alcoólicas, mantendo-o, quase sempre, vazio. Segundo a ciência, a pessoa tende sempre a pegar no copo com mais bebida, por isso, é o copo da água que deve estar cheio.

Servir a bebida com o copo na mesa ajuda a que seja colocada uma menor quantidade de bebida. Esta é a conclusão de um estudo conjunto entre as universidades de Iowa e Cornell, que revelam que os copos tendem a ser servidos com mais bebida quando são segurados na mão.

Escolher as bebidas mais escuras – como o vinho tinto – são outra forma de beber menos, uma vez que são bebidas mais pesadas e que enchem com mais facilidade.

Evitara visita frequente a bares, procurar trocar a cerveja pelo vinho, escolher copos menores e, de preferência, de plástico e ter consciência da bebida ingeridadiariamente são outros truques que a ciência defende como eficazes para começar a beber menos.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados