Truques eficazes para reduzir o stress diariamenteNotícias de Saúde

Sábado, 23 de Abril de 2016 | 69 Visualizações

Fonte de imagem: fullclasificados

A azáfama do dia-a-dia nada mais faz do que agravar a sensação de stress. Mas existem formas bastante eficazes de manter a calma. Eis como.

Stress. Todos os dias nos deparamos com esta palavra e cada vez parece mais difícil controlar os seus efeito

A expressão stress, lê-se num documento assinado por Francisco George e partilhado pela Direção Geral da Saúde (DGS), “parece ter sido ‘inventada’ para definir uma situação caracterizada por um aumento da produção de hormonas pelas glândulas supra-renais em resposta a determinados estímulos como o frio, a fadiga ou as infecções”.

Tais hormonas “atuariam no quadro de um mecanismo geral de adaptação e defesa do organismo”. Contudo, para além destes estímulos, “a ansiedade, a impaciência, a irritabilidade e a instabilidade emocional são habitualmente identificados como estando associados a fatores de stress. Tal como, também, a pressão devida ao excesso de trabalho ou de responsabilidade”.

Estar em stress é estar numa situação em que se sente que não se consegue lidar com a pressão, em que não se consegue relaxar e em que tudo é motivo para ficar com os nervos em franja. Embora seja difícil controlar o stress e evitá-lo, existem formas bastante eficazes de reduzir os seus efeitos.

Dormir uma sesta, arranjar um hobbie (e não mais uma carga de trabalhos) e beber chá sem cafeina ao longo do dia são alguns dos truques sugeridos pelo The Mirror, que lista as melhores formas de reduzir o stress de forma imeiata e eficaz.

Relaxar os músculos – seja com exercício, massagem ou alongamentos –, ter sempre o local de trabalho arrumado e aderir à moda do running são outras formas eficazes de não ficar sempre à mercê dos efeitos do stress. Por fim, destaca a publicação, é também possível relaxar dando uma simples caminhada durante a hora do almoço.

Mas não basta apenas acabar com o stress do momento, é preciso evitá-lo a longo prazo e tal pede cuidados diários e frequentes. Estar mais vezes com os amigos, ter uma alimentação saudável, ler um bom livro, manter os níveis de açúcar regulados e dormir bem (e as horas suficientes) são hábitos a ter em conta.

Partilhar esta notícia
Referência
POR DANIELA COSTA TEIXEIRA

Notícias Relacionadas