Três coisas que pode ‘apanhar’ na piscinaNotícias de Saúde

Quarta, 01 de Julho de 2015 | 387 Visualizações

Seja na piscina de um hotel, num parque aquático ou na piscina do ginásio, este espaço partilhado pode esconder alguns riscos para a sua saúde e dos mais pequenos.

De facto, como relatada a Health, as contaminações ocorridas em jacuzzis e piscinas têm aumentado nos últimos anos. Saiba o que é que pode apanhar numa piscina partilhada e como deve atuar.

Diarreia: Uma das principais causas das más disposições depois de uma ida à piscina é um parasita chamado cryptosporidium, que provoca diarreia, dor de estômago e náuseas. Estes sintomas podem durar até duas semanas e o parasita chega à água no casos de as fezes (mesmo pequenos vestígios que permanecem se a pessoa não tiver tomado banho antes de ir para a piscina) de uma pessoa infetada chegarem à piscina. Este parasita é resistente ao cloro e sobrevive durante longos períodos no exterior do corpo.

Proteja-se: Este parasita espalha-se quando ingere água contaminada da piscina acidentalmente ou toca na boca com as mãos por lavar. Não toque no rosto antes de ter tomado o seu duche depois da piscina, com sabão e água quente.

Conjuntivite: Olhos irritados, sensação de ardor, lágrimas e vermelhidão podem surgir devido a uma reação alérgica ao cloro, ou devido a uma infeção, caso a piscina não tenha cloro suficiente. Também acontece se as pessoas não tomarem banho antes de irem para a piscina ou se fizerem xixi na água.

Proteja-se: Basta usar uns óculos de água para proteger os seus olhos de tudo isto. Escolha um modelo justo e coloque-os sempre que mergulhar.

Erupção cutânea: Esta infeção na pele causa comichão e vermelhidão, muitas vezes mais graves nas zonas cobertas pelo fato de banho. Ocorre com mais frequência no jacuzzi e piscinas de água quente. O cloro é eficaz a matar o germe que provoca esta irritação mas a água quente e a pressão da água do jacuzzi fazem com que o cloro dure menos.

Proteja-se: Guarde a ida ao jacuzzi para o final do seu dia de piscina. No final, tome banho e lave o seu fato de banho antes de o voltar a usar.

Partilhar esta notícia
Referência