Tratamento hormonal pode levar a depressão em homens com cancro da próstataNotícias de Saúde

Quinta, 21 de Março de 2019 | 3 Visualizações

Fonte de imagem: key-consumer

Os homens que recebem tratamento hormonal após cirurgia de remoção da próstata (prostatectomia) apresentam um risco bastante maior de sofrerem de depressão do que os homens que não tenham recebido o tratamento, indicou um estudo recente.
 
Os médicos têm-se vindo a aperceber cada vez mais que muitos homens que recebem um diagnóstico de cancro e respetivo tratamento desenvolvem depressão. A taxa de suicídios é muitíssimo mais elevada no caso dos cancros urológicos.
 
Os resultados do estudo, que foi conduzido por uma equipa de investigadores liderada por Anne Sofie Friberg do Rigshospitalet (Hospital do Reino) em Copenhaga, Dinamarca, sugerem que os pacientes que recebam terapia de privação de androgénio sejam monitorizados relativamente à depressão pós-cirúrgica. 
 
Para o estudo, os investigadores analisaram 5.570 registos clínicos de homens, pertencentes ao Registo de Cancro da Próstata Dinamarquês. 
 
Foram identificados 773 homens que tinham recebido tratamento para a depressão após a cirurgia. A equipa apurou que os homens que tinham feito tratamento com medicamentos para a privação de androgénio eram 1,8 vezes mais propensos a sofrerem de depressão do que os homens que não tinham recebido o tratamento. 
 
A equipa procurou ainda identificar se receber radioterapia após uma prostatectomia radical estaria associado à depressão, mas os resultados foram inconclusivos. 
 
Perante os achados, Anne Friberg explicou que “o tratamento impede a produção de hormonas androgénicas, como a testosterona. Sabemos através de outros estudos que a baixa testosterona pode afetar o bem-estar de um homem, pelo que é possível que limitar a produção de testosterona tenha o mesmo efeito, especialmente após um enorme stress como o tratamento de cancro”. 

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo apresentado no Congresso da Associação Europeia de Urologia

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados