Tomar pequeno-almoço melhora metabolismoNotícias de Saúde

Quarta, 11 de Junho de 2014 | 128 Visualizações

Há vários anos que os nutricionistas reforçam a importância de um bom pequeno-almoço. Mas agora surge o primeiro estudo que prova que esta refeição matutina influencia o metabolismo e ajuda a perder calorias, contribuindo ainda para controlar a glucose do sangue. 

Investigadores da universidade de Bath, no Reino Unido, realizaram o primeiro estudo aleatório para confirmar o efeito que o consumo regular do pequeno-almoço pode ter no corpo humano, em comparação com as pessoas que ficam em jejum durante a manhã.

Ao longo de três anos, a equipa da Universidade de Bath analisou várias pessoas, selecionadas de forma aleatória, com idades entre os 21 e os 60 anos. Alguns dos participantes tinham que fazer jejum até ao meio-dia durante seis semanas. Outros elementos comprometiam-se a tomar diariamente um pequeno-almoço de, pelo menos, 700 calorias durante o mesmo período de tempo.

Um dos elementos inovadores do estudo foi a utilização de monitores portáteis que mediam rigorosamente a atividade física dos participantes e os níveis de glucose. 

Ao longo do estudo, os investigadores verificaram que os participantes que faziam jejum acabavam por gastar menos 20 por cento de energia (calorias) sendo que as pessoas que tomava pequeno-almoço não compensavam a energia extra despendida comendo mais. 

O estudo registou também interessantes resultados ao nível do metabolismo. Recorrendo a biopsias dos participantes e aos dados dos monitores portáteis, os investigadores mediram a resposta do organismo à ingestão de açúcares e verificaram que, entre os participantes que tomavam pequeno-almoço, os níveis de glucose do sangue estavam mais controlados.

Em comunicado de imprensa, o investigador principal, James Betts, afirma que embora a “importância do pequeno-almoço já seja amplamente reconhecida”, faltavam provas científicas concretas da forma como afeta diretamente a nossa saúde”.

“Não há dúvida de que as pessoas que tomam pequeno-almoço tendem a ser mais magras e saudáveis mas estes indivíduos também têm tendência a seguir um estilo de vida mais saudável noutras áreas, praticando por exemplo exercício físico”, salvaguarda o investigador.

Os resultados da investigação foram publicados esta semana no jornal “American Journal of Clinical Nutrition”. O estudo, que entra agora numa segunda fase para avaliar o impacto de certos tipos de pequeno-almoço no peso das pessoas, está a ser financiado pela instituição Biotechnology & Biological Sciences Research Council (BBSRC).

Partilhar esta notícia
Referência
Jornal “American Journal of Clinical Nutrition”

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados