A toma de medicamentos para diminuir a pressão arterial ao deitar, em vez de manhã, reduz a pressão arterial durante o sono e também reduz para metade o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2, sugerem dois estudos publicados na revista “Diabetologia”.
Para os estudos os investigadores da Universidade de Vigo, Espanha, contaram com a participação de 2.012 pacientes com hipertensão sem diabetes, dos quais 976 eram homens e 1.036 eram mulheres com uma média de 53 anos.
Os pacientes foram aleatoriamente convidados a tomar os medicamentos para a hipertensão após terem acordado ou a dose total de um ou mais medicamentos ao deitar. Ao longo de uma média de período de acompanhamento de seis anos, 171 pacientes desenvolveram diabetes tipo 2.
O estudo apurou que, comparativamente com os indivíduos que tomaram a medicação de manhã, os que a tomaram ao deitar apresentaram uma média da pressão arterial significativamente menor durante o sono, o que correspondeu a um maior declínio da pressão arterial.
Nos que tomaram a medição ao deitar houve uma menor prevalência de casos em que a pressão arterial durante a noite diminui menos de 10% comparativamente com os valores atingidos durante o dia. Este fenómeno ocorreu em 32% dos pacientes que tomaram a medicação à noite e em 52% daqueles que tomaram de manhã.
Os investigadores verificaram também que ocorreu uma diminuição de 57% no risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 no grupo que tomou a medicação à noite. Estes resultados mantiveram-se inalterados após os investigadores terem tido em conta fatores como glucose em jejum, perímetro abdominal, média da pressão arterial sistólica durante o sono e doença crónica renal.
O estudo constatou que houve uma maior redução do risco de desenvolver diabetes para os que receberam o tratamento com bloqueadores do recetor da angiotensina (61%), inibidores da enzima de conversão da angiotensina (69%) e beta-bloqueadores (65%) ao deitar do que ao acordar.
Estes medicamentos modulam ou bloqueiam o efeito da angiotensina II, uma hormona que causa não só a vasoconstrição e aumenta a pressão arterial, como também contribui para o aumento da libertação da glucose do fígado e a diminuição da sensibilidade à insulina.
Os autores concluem que tomar medicamentos anti-hipertensores antes de dormir é tão seguro como tomá-los de manhã. "Em pacientes hipertensos sem diabetes, a toma da dose diária total de medicamentos para diminuir a pressão arterial ao deitar comparativamente com a ingestão de todos os medicamentos ao despertar melhorou significativamente a pressão arterial durante o sono e preveniu o início da diabetes".
Toma de anti-hipertensores à noite reduz risco de diabetes tipo 2Notícias de Saúde
Segunda, 28 de Setembro de 2015 | 138 Visualizações

Fonte de imagem: wobangyy
A toma de medicamentos para diminuir a pressão arterial ao deitar, em vez de manhã, reduz a pressão arterial durante o sono e também reduz para metade o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2, sugerem dois estudos publicados na revista “Diabetologia”.
Autor
Alert Life Sciences
Alert Life Sciences
Referência
Estudos publicados na revista “Diabetologia”
Estudos publicados na revista “Diabetologia”