Todas as gorduras ajudam a subir o colesterol?Notícias de Saúde

Quarta, 03 de Junho de 2015 | 61 Visualizações

São, gorduras insaturadas (monoinsaturadas e polinsaturadas) podem ter um efeito “protetor” do colesterol, considerando-se que podem mesmo ajudar a subir o “bom colesterol”.

Todas as gorduras ajudam a subir o colesterol?

As gorduras monoinsaturadas estão presentes no azeite, óleos de amendoim, nas carnes de frango, e as gorduras polinsaturadas, encontram-se especialmente nos óleos vegetais (girassol, milho, soja, cártamo) nos cremes vegetais para barrar, nos peixes gordos, nas nozes, entre outros. Sabe-se que as gorduras polinsaturadas têm um efeito positivo e acentuado na descida do colesterol, e as gorduras monoinsaturadas também têm igualmente um efeito benéfico, embora menos acentuado.

Para a maioria dos indivíduos, é difícil o cumprimento das recomendações alimentares, bem como a adopção de estilos de vida mais saudáveis.

Desta forma, cabe à indústria alimentar ter um papel ativo na inovação de alimentos, com potenciais benefícios sobre o colesterol.

Após um longo período de investigações científicas no campo alimentar, conseguiu-se introduzir esteróis vegetais, um componente natural que é extraído de plantas e faz parte da nossa alimentação, num creme vegetal para barrar.

Os alimentos ricos em esteróis vegetais /creme vegetal para barrar e iogurtes) tem um papel de destaque na redução do colesterol total e do mau colesterol (LDL) no sangue e um papel fundamental para diminuir um factor de risco das doenças cardiovasculares

Sabe-se também que existe uma correlação entre quem pratica exercício físico regular, tem o bom colesterol mais elevado.

Vale a pena medir seu colesterol. Só assim vai conseguir mantê-lo sob controlo.

As evidências são claras, sabe-se que uma redução de 10% do colesterol, reduz em cerca de 50% o risco de doença coronária, num homem de 40 anos.

Se nunca pensou na saúde do seu coração, chegou agora a altura.

Valores recomendados para o colesterol:

- Colesterol Total

- Colesterol LDL

Colesterol HDL >35 mg/dl – Homens

Colesterol HDL >45 mg/dl – Mulheres

Partilhar esta notícia
Referência
Helena Cid- Nutricionista

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados