Tocar guitarra ajuda a manter o cérebro saudávelNotícias de Saúde

Sexta, 13 de Janeiro de 2017 | 107 Visualizações

Fonte de imagem: Huffingtonpost

Nova investigação mostra tempos de reação mais rápidos por parte de pessoas que sabem tocar instrumentos musicais.

De acordo com uma nova investigação, há uma forma de evitar que a memória sucumba ao passar dos anos: aprender a tocar um instrumento. O estudo da Universidade de Montreal, no Canadá, revelou que os músicos têm um tempo de reação mais rápido do que as pessoas que não tocam nem piano, nem bateria, nem guitarra, sublinha o Daily Mail.

O nível de alerta das pessoas, e a consequente capacidade de reagir, diminui com a idade mas os cientistas afirmam agora que ao aprender a tocar um instrumento está a ajudar a manter o cérebro saudável.

Foi feita uma comparação de tempos de reação entre 16 músicos e 19 pessoas que não tocam qualquer instrumento, sendo que os músicos tinham todos pelo menos sete anos de prática em algum instrumento e começaram a tocar entre os três e os 10 anos de idade.

Todos foram colocados numa sala com um computador e era-lhes pedido que clicassem com o rato cada vez que ouvissem um som nos altifalantes presentes na sala (estímulo áudio), cada vez que sentissem uma vibração (estímulo tátil) e cada vez que acontecessem os dois estímulos em simultâneo (estímulo áudio-tátil).

Concluiu-se que os músicos registaram tempos de reação significativamente mais rápidos nos três estímulos.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados