Testosterona a mais afeta mesmo o comportamento dos homensNotícias de Saúde

Quarta, 03 de Maio de 2017 | 162 Visualizações

Fonte de imagem: Huffingtonpost

Atitudes mais impulsivas e capacidade de raciocínio menos aprimorada. A culpa pode mesmo ser da testosterona.

A testosterona não deixa apenas os homens mais confiantes e com um apetite sexual mais aguçado, pode mesmo interferir com a capacidade de raciocínio e de tomar decisões corretas.

A conclusão é de um estudo do Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos, que aponta esta hormona masculina como a principal responsável pelas atitudes impulsivas e pela capacidade de raciocínio menos aprimorada por parte de alguns homens.

Para a investigação, conta o site Science of US, a equipa liderada por Colin Camerer recorreu a 243 homens para perceber qual o real impacto desta hormona no comportamento masculino. Os participantes foram divididos em dois grupos distintos, tendo sido aplicado um gel de testosterona num e um gel de placebo no outro. Depois, todos os participantes tiveram de realizar testes de reflexão cognitiva e ainda responder ainda a questões de aritmética.

Quando cruzaram os dados de cada um dos testes, os investigadores norte-americanos notaram que os homens do grupo da testosterona apresentaram uma menor capacidade de reflexão e raciocínio do que aqueles que receberam o gel de placebo.

Os elevados níveis de testosterona mostram ainda um impacto direto nas más decisões, mesmo quando os homens estavam confiantes com a resposta que davam, e provaram levar os homens a respostas mais impulsivas em caso de dúvida, tendo sido este comportamento repentino comum na hora de responder a questões de aritmética cuja solução não sabiam.

Partilhar esta notícia
Referência
Daniela Costa Teixeira

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados