Terapia genética devolveu visão a pacientes com cegueiraNotícias de Saúde

Sexta, 06 de Maio de 2016 | 35 Visualizações

Fonte de imagem:Prof Robert MacLaren, centre, conducting an operation to inject a virus into the eye to deliver bil

Grupo de investigadores da Universidade de Oxford conseguiu reverter a perda de visão de pacientes com coroideremia, doença hereditária.

Voltar a ver quando não seria de esperar. Foi isto que um grupo de investigadores da Universidade de Oxford conseguiu com um tratamento à base de terapia genética.

Conta o The Guardian que os cientistas conseguiram reverter a perda de visão gradual de pacientes com coroideremia, uma doença hereditária rara que leva à cegueira de forma gradual por provocar uma degeneração da corióide (causada por um defeito no gene CHM).

Esta técnica – cujos resultados foram publicados no New England Journal of Medicine – envolveu a administração (por via de injeção) de um vírus no olho do paciente. Esta injeção vai espalhar milhões de genes saudáveis que vão tirar o lugar ao gene que está na origem da doença.

A experiência foi realizada, há quatro anos, em apenas um olho de seis pacientes, sendo que apenas um continuou a perder visão. Dois dos pacientes melhorara a visão e os outros três mantiveram a visão tal como estava, conseguindo travar a progressão da cegueira no olhos que levou a injeção.

Para os investigadores, esta terapia genética pode abrir portas a novos e mais eficazes tratamentos contra a cegueira progressiva.

Prof Robert MacLaren

Prof Robert MacLaren: ‘As we learn more about genetics, we realise that correcting faulty genes even before a disease starts may be the most effective treatment.’ Photograph: University of Oxford/PA

Partilhar esta notícia
Referência
POR DANIELA COSTA TEIXEIRA

Info-Saúde Relacionados