A terapia de substituição da nicotina (TSN) é mais segura do que os cigarros para as mulheres grávidas que não conseguem deixar de fumar, indica um novo estudo.
A TSN consiste em métodos clinicamente aprovados para ajudar na cessação tabágica. A TSN inclui vários tipos de substituição dos cigarros como adesivos, pastilhas elásticas, inaladores, pastilhas e sprays nasais.
Embora estes métodos possuam nicotina, o estudo conduzido por investigadores da Universidade Ben-Gurion do Neguev, Israel, indicou que os mesmos parecem ser mais seguros para a mãe e o feto do que fumar em si.
“Fumar durante a gravidez é o fator de risco mais significativo e evitável relativamente a maus resultados na saúde materna e do bebé”, disse Yael Bar-Zeev, autora principal deste estudo.
“Os médicos em todo o mundo (…) relatam que prescrevem TSN em doses reduzidas devido à falta de confiança e de preocupação com a segurança. No entanto, o aconselhamento comportamental combinado com medicação constitui a estratégia mais eficaz de cessação tabágica”, argumentou a investigadora.
Os autores do estudo sugerem guiar-se pela força e frequência da compulsão para fumar para prescreverem o início e dosagem da TSN. Os investigadores acrescentam que os médicos deveriam encorajar as grávidas a usarem TSN oral em antecipação a sentirem a compulsão de fumar.
Segundo a revisão de vários estudos, apesar das TSN conterem nicotina, não possuem nenhum dos 7.000 compostos químicos presentes nos cigarros, 300 dos quais são tóxicos e nocivos e 52 são cancerígenos. A saúde do bebé pode assim ser melhor, mesmo que a mãe não deixe de fumar, mas adote uma TSN pois não estará exposto aos químicos dos cigarros.
Os autores do estudo recomendam assim, que se eduque e treine os médicos no sentido de se sentirem mais confiantes e tenham mais conhecimento para a referenciação para serviços de cessação tabágica especializados, para que mais grávidas possam ser ajudadas a deixarem de fumar.
Terapia de substituição da nicotina mais segura do que cigarros na gravidezNotícias de Saúde
Quarta, 13 de Dezembro de 2017 | 28 Visualizações

A terapia de substituição da nicotina (TSN) é mais segura do que os cigarros para as mulheres grávidas que não conseguem deixar de fumar, indica um novo estudo.
Autor
Alert Life Sciences
Alert Life Sciences
Referência
Estudo publicado na revista “The Medical Journal of Australia”
Estudo publicado na revista “The Medical Journal of Australia”