Ter bons amigos ajuda a combater stress e infeçõesNotícias de Saúde

Segunda, 26 de Janeiro de 2015 | 155 Visualizações

Pessoas com laços sociais e amizades fortes sofrem menos de infeções, doenças cardiovasculares e de stress. A conclusão é de um estudo da Universidade de Gottingen e do German Primate Center, na Alemanha.

A investigação foi feita com recurso a um grupo de macacos-de-Gibraltar, que têm um comportamento social idêntico ao dos humanos, e a investigação foi publicada no mês de Novembro no jornal Proceedings of the National Academy of Sciences of the USA(PNAS). 

De acordo com os investigadores, as ligações sociais têm um efeito direto nos níveis de stress e ansiedade dos macacos, já que as relações mais fortes levam a que estes indicadores diminuam.

Os laços sociais entre primatas foram observados principalmente entre membros da mesma família e entre machos com ligações afetivas fortes, semelhantes às relações de amizade entre os humanos.
A equipa analisou vários indicadores de níveis de stress como sinais de agressão ou reações nervosas a temperaturas baixas, explica a equipa da universidade em comunicado.

A equipa analisou, a longo prazo, os níveis de glicocorticoides (uma substância conhecida como hormona do stress que também regula o sistema imunitário) nos animais, verificando que os macacos com relações sociais fortes registavam níveis mais reduzidos desta hormona, mesmo quando expostos a situações de stress.

Um dos fatores que pode contribuir para esta situação é o facto "dos animais com relações sociais mais fortes se ajudarem uns aos outros em conflito", explica Olivier Schulke, um dos responsáveis pela investigação. 

Um outro estudo, realizado em 2006 e divulgado no jornal do National Center for Biotechnology Information (EUA), já tinha chegado à mesma conclusão, demonstrando que as amizades ajudam a combater o stress já que estas ligações reforçam o sistema neuroendócrino - um dos responsáveis pelas hormonas que causam ansiedade.  

Partilhar esta notícia
Referência
Jornal Proceedings of the National Academy of Sciences of the USA (PNAS)

Notícias Relacionadas