Tensão arterial: Os números a ter em contaNotícias de Saúde

Terça, 22 de Setembro de 2015 | 268 Visualizações

Fonte de imagem: tuasaude

Organização de saúde norte-americana decreta que 120 x 80 é o índice adequado no que toca à tensão arterial.

Um dos mais importantes centros de investigação em saúde norte-americanos, o National Institutes of Health (NIH) decretou que o índice adequado da tensão arterial é 120 x 80 (ou 12 por 8, como é mais costume ouvir).

Esta medida é dada em milímetros de mercúrio. O primeiro número anuncia a pressão com que o sangue é bombeado do coração para o resto do corpo – marca a pressão sistólica. O segundo indica a pressão no caminho inverso – marca a pressão diastólica.

O 120 x 80 é então a taxa ideal da pressão arterial adequada ao bom funcionamento do organismo. Até agora taxas até 140 x 90 eram perfeitamente aceitáveis, destaca a revista Veja.

O cardiologista Roberto Kalil diz que "a mudança de parâmetro surtirá um impacto brutal na saúde da população". A manutenção da tensão arterial a 120 x 80, e não a 140 x 90, pode reduzir em 30% a incidência de enfartes e derrames e em 25% o risco de morte devido a estas patologias.

Este novo padrão de normalidade foi alcançado depois de seis anos de avaliações médicas que envolveram 9.300 homens e mulheres com mais de 50 anos nos Estados Unidos e em Porto Rico. 

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas