Ténis que detetam a artrite e ajudam a aliviar sintomasNotícias de Saúde

Quarta, 23 de Dezembro de 2015 | 32 Visualizações

Fonte de imagem: videezy

Cientistas estão a testar uns ténis que poderão conseguir detetar primeiros sinais de artrite e aliviar a dor desta condição.

Ténis especiais poderão ajudar a detetar os primeiros sinais da artrite e atrasar a necessidade de substituição do joelho.

Os ténis foram desenhados para alterar o passo do paciente tirando pressão da parte danificada do joelho pela artrite e já mostraram ser capazes de aliviar a dor da artrite.

Agora, os investigadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, estão a testar se as análises ao sangue retirado durante seis meses a usar estes ténis também deteta alterações nos níveis de inflamação, ajudando a diagnosticar a condição num estágio inicial.

Este calçado parece-se com uns ténis comuns e têm solas especiais que são quase duas vezes tão rígidas na extremidade do lado de fora como do lado de dentro. Os investigadores acreditam que esta sola consegue alterar os ângulos entre o pé e o joelho enquanto quem os usa caminha, tirando pressão da parte de dentro e transferindo-a para fora, onde a cartilagem está menos danificada pela artrite.

O Journal of Orthopaedic Research reporta que os anteriores estudos desta universidade descobriram que usar estes ténis estava relacionado com uma redução da dor de 32% após 12 meses. Os investigadores acreditam ainda que estes ténis poderão ajudar a diagnosticar precocemente a osteoporose.

Este mês os investigadores iniciam um estudo de seis meses para o qual 50 pacientes com artrite nos joelhos irão calçar estes ténis ou ‘sapatos placebo’ diariamente e em testes de caminhada, com análises ao sangue feitas antes e depois.

Partilhar esta notícia
Referência

Info-Saúde Relacionados