Temos excelentes notícias para os amantes de... queijoNotícias de Saúde

Quinta, 17 de Novembro de 2016 | 1045 Visualizações

Fonte de imagem: Dicas Ortho Vitta

Passar de mau da fita a 'herói' da roda dos alimentos é o 'pão nosso de cada dia'.

O queijo é sempre o culpado por falhas de memória, mas eis que surgem boas notícias para quem não consegue resistir a este alimento. Uma nova pesquisa da Nature Medicine sugere que comer queijo pode ser, afinal, o segredo para uma vida longa.

É isso mesmo, leu bem. Segundo o estudo, refere o Metro britânico, os benefícios da ingestão deste alimento concentram-se numa molécula chamada espermidina, presente nos queijos envelhecidos.

Os investigadores começaram por testar os efeitos da espermidina em ratos. Tal experiência permitiu-lhes perceber que aquela molécula era responsável pelo aumento do tempo de vida dos animais. Posteriormente, alargou-se a pesquisa a 800 italianos.

Aqueles que relataram uma maior ingestão de espermidina eram exatamente os que mostravam ter uma pressão arterial mais baixa, um risco 40% menor de insuficiência cardíaca e um risco reduzido de desenvolvimento de outras doenças cardiovasculares.Em suma, o consumo de queijo é responsável por reduzir a pressão sanguínea e o risco de o coração falhar.

Depois desta notícia, não desate a comer queijo desalmadamente, até porque pode ser tão viciante quanto a cocaína. Além disso, a espermidina pode também ser encontrada noutros alimentos como nas ervilhas, milho, soja e outros grãos integrais, que são opções saudáveis a incluir na sua dieta. 

Partilhar esta notícia
Referência