Tem memória fraca? Siga estes truquesNotícias de Saúde

Quinta, 21 de Maio de 2015 | 157 Visualizações

A memória é a única forma de aprender coisas novas ou criar conhecimentos e é a peça chave para a inteligência. Se ultimamente se tem esquecido de onde deixou as chaves e dá por si de ‘cabeça vazia’, não desespere. O jornal britâncio Telegraph explica que existem várias técnicas que ajudam a melhorar a memória, só precisa de um pouco de prática. Mostramos-lhe algumas.

1. Preste atenção: Pode parecer óbvio mas, nunca se vai conseguir lembrar de uma coisa se não estiver com atenção na primeira vez que a ouve.

2. Treine a mudança de foco: Ligue o rádio e, durante um minuto, preste muita atenção ao que está a ouvir, depois mude o foco e deixa a sua mente ‘vaguear’, por um minuto. Vá intercalando entre estes dois exercícios por cerca de dez minutos. Treine esta mudança de foco durante alguns dias e terá mais facilidade em ir alterando os seus focos de atenção e ficará menos distraído.

 3. Faça ligações: Se se vai encontrar com alguém que ainda não conhece, lembre-se do nome dessa pessoa ao relacioná-la com alguém que já conhece e que tem o mesmo nome. Use a sua imaginação para criar ligações deste género quando está a aprender algo novo.

4. Crie uma história: Se se tem de lembrar de uma lista de coisas, tente criar uma história ou uma canção para assim não se esquecer de nenhuma.

5. Relacione assuntos aborrecidos com coisas que lhe são queridas: Se tiver, por exemplo, de decorar um número, o especialista Ed Cooke, entrevistado pelo Telegraph, recomenda que relacione cada número, ou sequência, a uma pessoa de quem gosta. Assim, vai lembrar-se com mais facilidade das pessoas do que de números aleatórios.

6. Vá recordando: As memórias esmorecem ao longo do tempo, tente recordar-se de determinadas informações ao longo do tempo. Por exemplo, se está a aprender uma língua, recorde-se do que aprendeu de novo nestes três momentos: passados 5 minutos, 30 minutos, uma hora, um dia, uma semana, um mês e, finalmente, um ano.

7. Faça revisões antes de dormir: Acredita-se que a consolidação da memória acontece enquanto dorme por isso, reveja as informações novas antes de ir dormir.

Partilhar esta notícia
Referência
jornal britâncio Telegraph

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados