Tablet é tão eficaz quanto sedativos em crianças que serão operadasNotícias de Saúde

Domingo, 04 de Setembro de 2016 | 18 Visualizações

Fonte de imagem: huffingtonpost

Estudo apresentado esta semana em Hong Kong revela que estes dispositivos móveis são benéficos antes e depois da criança entrar no bloco operatório.

Na hora de acalmar uma criança que vai ser submetida a uma cirurgia, o uso de tablets pode ser tão ou mais eficaz do que os sedativos. A conclusão é de um estudo francês apresentado esta semana em Hong Kong, durante o Congresso Mundial de Anestesista.

A investigação focou-se no uso de iPad (tablet da Apple) por parte de crianças com idades entre os quatro e os 10 anos que iam ser operadas e mostrou que estes dispositivos ajudam a baixar os níveis de ansiedade de uma forma mais eficaz que os sedativos tradicionais que são administrados antes da anestesia, como o Midazolan (usado para a investigação e comummente usado antes das cirurgias).

Os níveis de ansiedade das crianças que tomaram o sedativo e daquelas que tiveram direito ao tablet (54 e 58, respetivamente) foram medidos por dois psicólogos à chegada ao hospital, durante a separação dos pais, durante o período pré-cirurgia e já depois da operação.

Conta o site Eureka Alert que o efeito foi ainda mais notório nas crianças que estiveram longe dos pais antes da cirurgia e que o estudo centrou-se em cirurgias de regime ambulatório, em que o paciente é operado e tem alta no mesmo dia.

Partilhar esta notícia
Referência
Daniela Costa Teixeira