Tabagismo poderá ser culpado da menopausa precoceNotícias de Saúde

Sexta, 18 de Dezembro de 2015 | 24 Visualizações

Fonte de imagem: guiame

Estudo sugere que as mulheres fumadoras têm maior probabilidade de entrar na menopausa mais cedo.

A investigação, que envolveu 79 mil mulheres, mostrou que as que fumavam desde os 15 anos entraram na menopausa em média 21 meses mais cedo do que as não-fumadoras.

Os investigadores da Universidade de Oxford, em Inglaterra, também identificaram uma relação mais fraca entre a menopausa precoce e o fumo passivo.

Como reporta a BBC, o estudo, publicado na revista especializada Tobacco Control, baseou-se em dados da Women's Health Initiative, uma ampla pesquisa sobre saúde da mulher nos EUA.

Todas as mulheres que participaram no estudo tinham entrado na menopausa quando foram recrutadas, entre 1993 e 1998. Através de questionários sobre o quanto e por quanto tempo fumaram e a época em que a menopausa chegou.

Ao comparar as mulheres fumadoras e as não-fumadoras a equipa descobriu que as que diziam fumar muito (mais de 25 cigarros por dia) tinham a última menstruação 18 meses mais cedo do que as não-fumadoras.

Os investigadores sugerem que as toxinas no tabaco podem alterar a estrutura de hormonas reprodutivas importantes, como o estrógeno.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados