Suplementos de cálcio e vitamina D podem aumentar risco de póliposNotícias de Saúde

Quarta, 07 de Março de 2018 | 16 Visualizações

Fonte de imagem: Dr. Whitaker

A toma de suplementos de cálcio, com e sem vitamina D, pode fazer aumentar o risco de desenvolvimento de certos tipos de pólipos no cólon ou reto, indicou um estudo recente.
 
Conduzido por investigadores de vários centros de investigação norte-americanos, o estudo que teve por base um ensaio clínico randomizado e que procurava testar o uso daqueles suplementos na prevenção de pólipos serrilhados colorretais, os quais não sendo tão comuns como os pólipos adenomatosos, acarretam também o risco de se tornarem cancerígenos.
 
Para o estudo, os investigadores usaram dados de um ensaio clínico de quimioprevenção com cálcio e vitamina D, em 2.259 pacientes com idades compreendidas entre os 45 e os 75 anos. Os participantes já tinham tido pelo menos um pólipo adenomatoso colorretal removido num rastreio inicial e tinham uma colonoscopia subsequente programada no espaço de três a cinco anos.
 
Foram excluídos os participantes que tinham um historial familiar de cancro do cólon ou retal, doença inflamatória intestinal ou outras doenças graves.
 
Os participantes foram divididos aleatoriamente em quatro grupos, todos com diferentes tratamentos: um com suplementos diários de cálcio, o segundo com suplementos diários de vitamina D, o terceiro com ambos os suplementos e o quarto grupo não recebeu qualquer suplemento.
 
Todos os grupos seguiram o respetivo tratamento até à fase de colonoscopia seguinte, três a cinco anos depois. Após aquela colonoscopia, seguiu-se uma fase de observação, sem a toma de suplementos.
 
A fase de observação terminou com uma terceira colonoscopia, que foi efetuada entre seis a dez anos após o início da toma dos suplementos. 
 
Foi observado que o resultado da segunda colonoscopia revelou que tanto a vitamina D, o cálcio e ambos em conjunto não tinham afetado a incidência de pólipos serrilhados. No entanto, o resultado da terceira colonoscopia demonstrou uma maior incidência daquele tipo de pólipos nos pacientes que tinham tomado apenas cálcio ou em conjunto com vitamina D. 
 
A toma de vitamina D isoladamente não foi associada àquele risco. Mais, as mulheres fumadoras que tomaram suplementos de cálcio demonstraram o maior risco de pólipos serrilhados.
 
Os investigadores declararam serem necessários mais estudos para confirmar os resultados obtidos.

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na “Gut”

Notícias Relacionadas