Subir escadas, a receita para combater o AVCNotícias de Saúde

Terça, 12 de Maio de 2015 | 112 Visualizações

Sabia que subir três andares de degraus reduz 20% o risco de AVC? A receita é da Direção-Geral de Saúde, que lançou a campanha "Faça a melhor escolha, vá pelas escadas". Veja o vídeo.

Dois minutos, os necessários para subir três andares de degraus, chegam para fazer a diferença. Esta é, em poucas palavras, a mensagem da nova campanha da Direção-Geral de Saúde (DGS), que quer incentivar os portugueses a vencer a preguiça, escolhendo as escadas em vez do elevador. Até porque subir, por dia, os degraus correspondentes a cerca de três pisos chega para reduzir em 20% o risco de AVC ou morte por outras causas. E dois minutos de escadas permitem gastar calorias suficientes para eliminar 500 gramas de peso ganho por um adulto num ano.

Ainda que pareça quase insignificante, optar pelas escadas tem um impacto significativo na saúde pública, daí que a DGS tenha decidido lançar a campanha "Faça a melhor escolha, vá pelas escadas" para promover os benefícios deste pequeno gesto.

A iniciativa foi inspirada no dia Move for Health, instituído pela Organização Mundial da Saúde como forma de promover os benefícios da atividade física regular, e conta com um vídeo realizado para o efeito que mostra as vantagens de aderir a esta campanha e passar a usar as escadas com maior frequência.

Além de reduzir o risco de AVC, subir e descer escadas contribuiu para melhorar os níveis de colesterol, reduzir o stress e ansiedade, melhorar o desempenho cardiovascular, reduzir o risco de osteoporose, fortalecer o sistema ósseo, melhorar a função pulmonar, controlar o peso e até contribuir para a preservação do meio ambiente.

Partilhar esta notícia
Autor
DN
Referência

Notícias Relacionadas