Stress na gravidez pode causar problemas de coordenação nos jovensNotícias de Saúde

Quinta, 15 de Outubro de 2015 | 24 Visualizações

Fonte de imagem: femmeactuelle

Os adolescentes cujas mães passaram por episódios stressantes durante a gravidez são menos coordenados a nível de movimentos corporais.

Uma investigação da Universidade de Notre Dame Australia revela que os adolescentes cujas mães passaram por episódios de stress durante a gravidez apresentam maiores problemas de coordenação motora durante a juventude.

Segundo a FOX News, por situações de stress entendem-se os problemas de cariz financeiro, morte de amigo ou familiar, separação ou divórcio.

O estudo

Para o estudo participaram 2.900 grávidas, que se submeteram a dois questionários sobre os momentos de stress, um deles realizado às 18 semanas e outro às 34 semanas de gestação.

Mais tarde, os mesmos investigadores analisaram as crianças nascidas dessas gravidezes. Os testes basearam-se na observação das capacidades globais e de controlo os movimentos (como saltar, ficar de pé, aparafusar, etc.) durante três fases da adolescência: aos 10, aos 14 e aos 17 anos.

Depois de cruzarem os dados das mães com os dos filhos, os investigadores australianos detetaram que os jovens cujas mães tinham estado stressadas durante a gravidez apresentaram resultados três pontos mais baixos do que os restantes jovens. E quando mais tarde na gravidez ocorrerem os episódios de stress, mais complicações motoras os jovens podem apresentar.

O estudo foi publicado esta quarta-feira na revista científica Child Developmen.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas