Spray revolucionário pode pôr um fim às enxaquecasNotícias de Saúde

Sexta, 07 de Novembro de 2014 | 474 Visualizações

Uma equipa de investigadores está a desenvolver uma fórmula nasal em spray que poderá resultar num novo tratamento para as enxaquecas. O estudo foi apresentado na Associação Norte-americana de Cientistas Farmacêuticos, em San Diego, EUA, na passada quinta-feira.

Cientistas da Roseman University of Health Sciences, nos EUA, liderados pelo investigador Venkata Yellepeddi desenvolveram um spray nasal, sem conservantes e à base de Prochlorperazine, que pode combater as enxaquecas.

“O Prochlorperazine é um antagonista do recetor da dopamina amplamente usado como medicamento antináusea. Estudos recentes mostraram que a  Prochlorperazine consegue um maior alívio da dor que outros medicamentos antienxaqueca, como sumatriptano, metoclopramida e ketorolac”, explicou  Venkata Yellepeddi em comunicado.

A substância do spray, a Prochlorperazine, estava apenas disponível em comprimido e foi agora transformada em spray pela equipa de investigadores, o que poderá resultar numa ação mais rápida, sem quaisquer efeitos secundários.

As enxaquecas, cujas causas permanecem um mistério médico, manifestam-se através de uma dor intensa na cabeça que pode durar entre quatro e 72 horas, podendo também causar vómitos e sensibilidade à luz e som.

A Migraine Research Foundation, nos EUA, coloca a enxaqueca no 'top' 20 das doenças mais incapacitantes do mundo afirmando que esta condição leva um norte-americano em cada 10 segundos às urgências dos hospitais.

A próxima etapa da pesquisa passa por testar o fármaco em animais.

Clique AQUI para ler o comunicado completo.

Partilhar esta notícia
Referência
Associação Norte-americana de Cientistas Farmacêuticos, em San Diego, EUA

Notícias Relacionadas