Smartphone pode ajudar a detetar potencial AVCNotícias de Saúde

Sábado, 07 de Março de 2015 | 98 Visualizações

A inovação na tecnologia e na medicina continuam lado a lado, desta vez, engenheiros da Samsung criaram um software capaz detetar precocemente um acidente vascular cerebral (AVC) que funciona em conjunto com os smartphones.

A ideia nasceu na Samsung, na áreas de smartphonese máquinas de lavar roupa, num momento de criatividade numa pausa do seu trabalho na Creative Labs - o local criado para os engenheiros da Samsung darem vida a novas experiências. Chamam-lhe Early Detection Sensor & Algorithm Package (EDSAP), e é um sensor capaz de detetar precocemente AVC’s.

Consiste num sensor colocado na cabeça que lê as ondas cerebrais e que, por sua vez,  está ligado ao smartphone que recebe e processa os dados e alerta o utilizador em caso de AVC iminente. A aplicação demora cerca de 60 segundos a analisar a informação e, se existirem fatores de risco, avisa o utilizador para que lhe seja possível consultar o médico de forma a identificar e prevenir potenciais consequências.

Adicionalmente, por ter acesso à atividade cerebral a longa duração, o EDSAP pode ainda fornecer informação adicional relacionada com a saúde neurológica, como stress, ansiedade e hábitos de sono.

Os engenheiros pretendem ainda adaptar este conceito à monitorização cardíaca, de modo a prevenir ataques cardíacos. 

Partilhar esta notícia
Referência
Samsung

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados