Sinais de que o exercício físico está a ter resultadosNotícias de Saúde

Terça, 31 de Maio de 2016 | 53 Visualizações

Fonte de imagem: Balzaquiana

Os resultados não são apenas notórios ao espelho. Veja como saber quando o exercício físico está a correr bem.

Quando se dá início a uma rotina de treino, a vontade de desistir é quase sempre tremenda, especialmente quando os resultados esperados tardam a chegar… ou a notar-se.

Muitas pessoas desanimam porque o espelho não mostra o que querem ver, mas a verdade é que existem outros indicadores de que o exercício físico está a ser eficaz e que nada têm que ver com a aparência física, afinal, a atividade regular não serve apenas para perder peso, serve também para ganhar força e saúde.

Muitos desses indicadores surgem de forma inconsciente e natural na rotina de treino, outros são visíveis no dia-a-dia. Mas não há maior indicador de que o exercício físico está a ser eficaz do que quando este passa a fazer parte (obrigatória) da rotina diária e do estilo de vida.

Segundo Micah Zuhl, professor da Faculdade de Ciências da Saúde da Michigan Central University, um dos sinais mais óbvios de que o treino está a dar resultados (ou que irá dar muito em breve) é quando uma pessoa se concentra na qualidade do exercício e não na quantidade.

Os elevados níveis de energia ao longo do dia são outro indicador de que o exercício está a ser eficaz, lê-se no Huffington Post, que destaca ainda a melhor qualidade de sono como outro indicador do sucesso do treino.

Começar a apostar em treinos intervalados (como o HIIT) ou em treinos de força intensa é um outro sinal de que a pessoa já está enraizada na rotina de treino e de que está a ter resultados à vista. Por norma, as pessoas tendem a começar por treinos cardiovasculares – de forma a perder algum peso – e quando os objetivos são alcançados, acabam por apostar nos treinos intervalados e que tonificam várias partes do corpo.

Procurar variar os exercícios (como acontece quando as pessoas começam a frequentar, ainda que timidamente, as academias de crossfit) e focá-los nas partes do corpo que pretendem melhorar é o último sinal de que o exercício está a ter resultados, lê-se na publicação.

Partilhar esta notícia
Referência
POR DANIELA COSTA TEIXEIRA

Notícias Relacionadas