Sinais de esclerose múltipla são precedidos por vários sintomasNotícias de Saúde

Quinta, 19 de Julho de 2018 | 310 Visualizações

Fonte de imagem: self

Uma equipa de investigadores descobriu que os sinais definitivos de esclerose múltipla (EM) são precedidos por uma multiplicidade de sintomas, conhecida como pródromo.
 
Num estudo recente liderado por Helen Tremlett, da Universidade de British Columbia, no Canadá, os investigadores procuraram identificar sintomas nos pacientes antes de surgirem os primeiros sinais clinicamente reconhecidos de EM, que pudessem permitir aos médicos diagnosticar a doença antecipadamente e, como tal, tratá-la também numa fase mais precoce, evitando talvez alguns dos danos causados no cérebro e medula espinhal.
 
Para o estudo, a equipa analisou os registos clínicos de 14.000 pacientes com EM no Canadá, entre 1984 e 2014 e comparou-os com os registos clínicos de 67.000 pessoas sem a doença.
 
Como resultado, os investigadores descobriram que a fibromialgia era três vezes mais comum em pessoas posteriormente diagnosticadas com EM e que a síndrome do cólon irritável era quase duas vezes mais comum.
 
Foram ainda observadas outras duas doenças com incidência especialmente elevada nas pessoas diagnosticadas com EM: enxaquecas e quaisquer doenças relacionadas com o humor ou ansiedade, como a depressão, ansiedade e doença bipolar.
 
Os índices mais elevados daquelas doenças correspondem também a um uso mais elevado de medicação para problemas músculo-esqueléticos, doenças do sistema nervoso, do trato genito-urinário, antidepressivos e antibióticos.
 
O estudo apresenta assim evidência definitiva sobre a manifestação de sintomas precoces (o pródromo) a precederem a EM e que não são considerados como sendo manifestações clássicas da doença, como visão turva, dormência e fraqueza nos membros. É também referido que ainda no ano 2000, os textos de medicina referiam não existir um pródromo para a EM.

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na revista “Multiple Sclerosis Journal”

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados