Sete sinais de que precisa cuidar mais (e melhor) de siNotícias de Saúde

Quarta, 25 de Maio de 2016 | 50 Visualizações

Fonte de imagem: gestaodepessoas

Numa altura em que o tempo mais parece uma miragem, há que parar para pensar: ‘Estou a cuidar bem de mim?’. Possivelmente não.

O ritmo é cada vez mais acelerado, o tempo cada vez mais escasso e a disponibilidade cada vez menor… especialmente para cuidarmos de nós mesmos.

O cansaço, o stress e o excesso de trabalho tiram tempo e vontade para as pessoas tratarem de si mesmas, acabando por negligenciar alguns cuidados básicos, que vão de aspetos físicos a mentais.

Segundo o site Bustle, existem sete sinais que mostram (claramente) quando uma pessoa não está a cuidar bem de si mesma. Ei-los:

1. Adoece constantemente. Sempre que paira algum vírus no escritório, é dos primeiros a ficar doente? Assim que chega o frio fica logo com o pingo no nariz? Ao fim de semana sente-se tão exausto que mais parece que está com uma valente gripe? Se respondeu positivamente a uma destas questões, então não está a cuidar bem de si, seja a nível de hidratação, de nutrientes ou de descanso.

2. Está cansado a toda a hora. Não é apenas a carga de trabalho que aumenta o nível de cansaço, o stress também contribui, assim como a falta de exercício físico. Treinar não serve apenas para cuidar do corpo, serve para melhorar a saúde, prevenindo problemas de coração, depressão e diabetes.

3. Nunca se sente a 100%. Há sempre algo que incomoda, seja uma ligeira dor de cabeça, um mal-estar nas costas, uma noite mal dormida. Tal acontece porque o corpo não teve o descanso suficiente ou porque está a necessitar de mais nutrientes.

4. Não se lembra da última vez que foi ao médico. Não são apenas os sintomas físicos e mentais que revelam que não está a cuidar bem de si, as escapadelas ao consultório médico são também um sinal que de não está a tratar da sua saúde como deve ser. As consultas de rotina nunca fizeram mal a ninguém.

5. Os sentimentos andam sempre à flor da pele. Ansiedade, irritação, depressão, lágrima no canto do olho. As emoções à flor da pele podem ser um sinal de cansaço e exaustão, mas também um indício de que a vida social/amorosa não está a ser devidamente destacada.

6. Coloca sempre os outros em primeiro lugar. É sempre positivo cuidar do outros e preocupar-se com o bem-estar deles, mas a verdade é que para conseguir acompanhar aqueles que mais gosta precisa de dedicar algum tempo a si mesmo, seja com uma massagem, uma hora de leitura, uma corrida, uma ida às piscinas ou até mesmo às compras.

7. Mantém vícios. As pessoas que não sabem ter peso e medida (mesmo no consumo de café) colocam sempre a saúde em risco por não conseguirem controlar os excessos.

Partilhar esta notícia
Referência
POR DANIELA COSTA TEIXEIRA

Notícias Relacionadas