Sete sinais de que bebe demasiado caféNotícias de Saúde

Quinta, 26 de Maio de 2016 | 813 Visualizações

Fonte de imagem: Pixabay

O café é uma bebida com mesmo muitos adeptos, mas o seu consumo excessivo é prejudicial. Sabe como reconhecer se já ultrapassou a quantidade recomendada?

O consumo máximo de café deve estar entre os quatro e sete cafés por dia, mas com o depende muito do seu organismo, é importante estar atento aos sinais. O site Reader's Digest revela sete sinais de que anda a beber demasiado café:

1. Sente-se ansioso – a cafeína tem um efeito estimulante, como tal o seu excesso pode deixá-lo num estado de ansiedade e nervosismo;

2. Tem dores de estômago – certos compostos do café estimulam a secreção do ácido gástrico pelas células do seu estômago. Se suspeita que as dores de estômago são provocadas pelo café, está na hora de alterar os seus hábitos de consumo.

3. Sente o coração acelerado – mais uma vez, pode ser culpa do efeito estimulante da cafeína. Se sentir que o seu coração está mais acelerado do que o costume, deve reduzir o número de cafés que toma por dia – mas também outras fontes de cafeína.

4. Está com diarreia - O café também tem propriedades laxantes, por isso pode ajudar a manter um bom trânsito intestinal. Mas, claro, em excesso pode provocar diarreia.

5. Não consegue dormir - Claro que a insónia pode ter outras causas, mas se anda a beber muito café e não consegue dormir, diminuir o consumo de café (ou mesmo erradicar esse consumo), pode ser a solução.

6. Tem tremores – O café consegue deixar-nos mais alerta, mas em excesso, esse estado de alerta pode começar a provocar tremores, prejudicando ainda o sistema nervoso.

7. Tem dores de cabeça – Uma dose moderada de café pode ajudar a aliviar as dores de cabeça, mas em excesso pode provocar uma certa dependência, que por sua vez causa dores de cabeça. 

Partilhar esta notícia
Referência
POR VÂNIA MARINHO

Notícias Relacionadas