Será vantajoso fazer uma sesta no trabalho?Notícias de Saúde

Quarta, 07 de Maio de 2014 | 95 Visualizações

Os especialistas dizem que sim e que bastam 10 minutos para que a pessoa acorde revigorada. Saiba o que deve fazer

Sabia que a maioria dos portugueses não tem uma boa noite de sono? Cerca de 75% acordam cansados ou doridos e mais de 80% sofrem de insónias. Uma forma de combater isto? 

Os últimos estudos mostram que uma simples sesta pode ajudar a recarregar energias e fazer o cérebro funcionar bem novamente.

Mas como? Se trabalha o dia inteiro, faça um intervalo no trabalho, bastam 10 minutos. Aliás, esta é a duração perfeita para uma sesta. Nem mais, nem menos, indica um estudo realizado por investigadores da Universidade Flinders, na Austrália, e publicado na 'PubMed'. Uma sesta de 10 minutos tem resultado imediatos, diminui aquela inércia que se sente ao longo do dia (depois de uma má noite de sono), aumenta o vigor e também o desempenho cognitivo. Há uma razão para isto: as fases do sono. O sono pode ser dividido em duas fases: o NREM (Non Rapid Eye Movement ou Movimento Não Rápido dos Olhos) e REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido do Olho).

O primeiro corresponde a 75% do período de sono e é a fase do sono profundo, em que existe maior descanso e menor actividade cerebral. O REM corresponde a 25% do tempo que dormimos e é a fase em que ocorrem os sonhos e por isso de intensa actividade cerebral. 

A ideia de uma sesta de 10 minutos à tarde é não entrar no sono REM (se acontecer é sinal de que não está a dormir o suficiente à noite, alerta o 'Business Insider'). 

O estudo, realizado pelos investigadores australianos, foi feito com 24 participantes. A cada um foi pedido que dormisse uma sesta entre 30 segundos a 30 minutos. Quando acordavam eram submetidos a tarefas que implicavam o uso de raciocínio. 

Aqueles que dormiram apenas 10 minutos foram os que tiveram melhores resultados nestes testes. Pelo contrário, os que dormiram mais tempo (entre 20 a 30 minutos) estavam mais sonolentos, permanecendo neste estado até cerca de meia hora depois de acordarem. 

Último conselho: para fazer uma boa sesta não se deite, nem fique demasiado confortável, de forma a evitar o sono profundo.   

Partilhar esta notícia
Autor
Visão
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados