Será que toma a sua medicação corretamente?Notícias de Saúde

Terça, 20 de Outubro de 2015 | 24 Visualizações

Fonte de imagem: tuasaude

“Metade dos medicamentos receitados para doenças de longo prazo não estão a ser tomados corretamente”, sugere um relatório norte-americano do Instituto Nacional para a saúde.

Tomar a medicação à hora correta e da forma correta pode não ser tão fácil como se pensa. Alguns medicamentos devem ser tomados em jejum, outros depois da refeição, outros à noite e ainda há outros que nunca se devem tomar com sumos de fruta.

O Daily Mail listou uma série de erros comuns que as pessoas cometem quando tomam a medicação. Mas certos erros podem mesmo prejudicar a sua saúde. Saiba como evitá-los.

Não fechar os olhos depois de aplicar gotas. A oftalmologista Francesca Cordeiro diz que não fechar os olhos é um dos maiores erros cometidos quando se tem de cocar gotas nos olhos. A especialista recomenda que feche os olhos (e não pisque) para que a medicação se espalhe bem pelo olho. E ainda que espere dois a três minutos entre a aplicação de cada gota, uma vez que colocar mais do que uma gota de uma vez vai fazer com que medicação caia do olho. E mais, se sentir o sabor das gotas na garganta “significa que perdeu a maior parte da dose”, destaca a especialista.

Comer qualquer coisa quando toma ibuprofeno. Sempre que temos de tomar ibuprofeno somos aconselhados a comer qualquer coisa para diminuir o seu efeito prejudicial para o estômago. Mas, como destaca o gastroenterologista Ingvar Bjarnason, é um erro uma vez que vai fazer com que a medicação demore 45 minutos a atuar. Se tomar este medicamento de estômago vazio ele irá atuar em cerca de 15 minutos.

‘Cheirar’ o spray nasal. Erroneamente as pessoas cheiram ou inspiram o spray nasal mas isso faz com que o spray saia do nariz e vá para a garganta, o que faz com que a maioria dos sprays nasais acabem por não funcionar, destaca a especialista em alergias Dra. Sophie Farooque. Tente respirar normalmente depois de usar o spray nasal. Outro erro comum é fechar uma narina. Ao fazer isto estará a pressionar o osso do nariz fazendo com que este não obtenha o spray necessário.

Não esfregar o gel para aliviar dor. Quando aplica um gel para aliviar uma dor muscular ou óssea, deve esfregar bem a área para aumentar a circulação do sangue e assim diminuir a inflamação, sugere o farmacêutico Sultan Dajani.

Puffs rápidos na bomba de asma. Grande parte das pessoas com asma e alergias usa um inalador para conseguir respirar melhora quando tem crises mas, como destaca a enfermeira Sue Kropf, uma em cada três pessoas usa o inalador incorretamente, piorando o seu problema de saúde. Os puffs rápidos e a má aspiração da medicação vão fazer com que chegue à garganta e muito pouco chegue de facto aos pulmões. A enfermeira recomenda que inspire durante cinco segundos ao mesmo tempo que pressiona a bomba respiratória. Continue a inspirara durante mais cinco segundos, depois sustenha a respiração durante cerca de dez segundos para dar tempo à medicação de chegar aos pulmões. Entre os sinais de que está a usar mal a bomba estão: sair ‘fumo’ do nariz ou da boca ou sentir o sabor da medicação.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas