Será que ter um QI elevado é sinónimo de felicidade e sucesso?Notícias de Saúde

Quarta, 13 de Maio de 2015 | 142 Visualizações

Existem vários estudos que parecem apoiar a ideia de que as pessoas mais inteligentes se preocupam mais. Já ouviu dizer que 'a ignorância pode ser uma benção'? Será que ter um QI pode ser um infortúnio? Ter um QI elevado é sinónimo de felicidade e sucesso?De acordo com David Robson, da BBC, existem curiosamente vários estudos que parecem apoiar a ideia de que as pessoas mais inteligentes se preocupam mais do que a média e são, em regra, pessoas muito mais ansiosas e stressadas. 

David reforça a sua tese com um trabalho do psicólogo Lewis Terman, que decidiu, em 1926, aplicar testes de QI para seleccionar jovens talentosos na Califórnia.

Lewis seleccionou 1500 jovens com valores superiores a 140 e até hoje a vida dessas pessoas estão a ser estudadas.O acompanhamento destas pessoas revelou que muitos conseguiram ter sucesso na vida, nomeadamente, em termos profissionais.

Mas nem todos conseguiram o sucesso esperado.De acordo com esta pesquisa muitos não conseguiram vidas felizes. O que levou Terman a concluir que ter uma mente brilhante pode não fazer assim tanta diferença quando o assunto é conseguir alcançar satisfação pessoal.Ainda de acordo com outro estudo, realizado por uma Universidade do Canadá, um QI mais alto traduz-se muitas vezes em mais ansiedade e preocupação.

O estudo apontou ainda que as pessoas com mais inteligência verbal tendem a verbalizar e a insistir mais nas suas preocupações.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas