Será que é mesmo uma pessoa 'fit'?Notícias de Saúde

Quinta, 14 de Maio de 2015 | 3211 Visualizações

Numa altura em que o exercício físico e a alimentação saudável dominam o quotidiano de cada vez mais pessoas, surgem termos e expressões que enchem as redes sociais e que são usadas como forma de descrição pessoal de quem acredita ser uma pessoa ‘fit’.

Mas afinal o que é isso de ser fit (diminutivo de fitness)?. Ser fit é ser adepto do exercício físico, do bem-estar pessoal e da alimentação saudável. Mas será que as pessoas que se descrevem como ‘fit’ são-no de verdade?

O personal trainer e autor do livro ‘Mind Your Body: 4 Weeks to a Leaner, Healthier Life’, Joel Harper, ajuda a responder a esta questão com as dez regras que as pessoas (verdadeiramente) fit seguem à risca mas de forma já automática e sem pensar muito no assunto.

Assim sendo, as pessoas verdadeiramente fit:

1. Eliminam as energias e pensamentos negativos e arranjam sempre uma alternativa positiva para as mais variadas situações, em especial para aquelas que impedem que treinem ou que sigam a sua rotina.

2. Maximizam a própria motivação e definem objetivos. Sem motivação não há forma de seguir uma dieta, um plano de treino ou ter uma mente sã. Para Harper, a motivação está nas pequenas coisas, nos exemplos que nos rodeiam ou em meras conversas honestas.

3. Criam um culto de compromisso próprio, uma forma de evitar falhas ou escapes ao estilo de vida que adotaram. E isto não se aplica apenas à alimentação e ao exercício físico, o compromisso estende-se ao trabalho, às relações e a pequenos hábitos, como a leitura, a música ou o cinema.

4. Definem metas e detalham objetivos diários. Planear o dia-a-dia e criar uma agenda de tarefas é meio caminho andado para não deitar por terra todo o esforço feito e para não escapar aos treinos ou às reuniões familiares, por exemplo.´

5. Idealizam os resultados finais e usam essas imagens mentais como meta… seja no que for, trabalho, corpo, família, férias, voluntariado, etc;

6. Planeiam as refeições diárias (e até semanais) e fazem da cozinha saudável algo divertido, fácil e económico.

7. Não traçam desvios à meta que planearam. Aqui, Harper explica que as pessoas verdadeiramente fit não deixam que os deslizes no exercício ou na alimentação sejam premeditados. Quanto mais espontâneos, melhores e com menos sentimentos de culpa.

8. Tentam aliar os seus hábitos aos dos seus amigos e familiares mais próximos. Isto é, não rejeitam convites para jantares ou almoços em restaurante, mas tentam sempre optar pelas opções mais saudáveis, assim como adaptam as suas refeições às dos amigos e familiares quando organizam algum encontro em sua casa.

9. Pensam e fazem com que aconteça. “Se acredita que pode ficar em forma, então vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para conseguir”, diz Harper.

10. Mimam-se e recompensam-se pelo esforço e dedicação. As pessoas fit não só estabelecem metas, como também definem recompensas para quando as alcançam. No caso das mulheres, é muito habitual mimarem-se em spas e ‘escapadinhas’ de fim de semana quando completam com sucesso determinadas funções que tinham estabelecido.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas