Sequenciamento genómico completo da Salmonella em apenas 8 horasNotícias de Saúde

Sexta, 13 de Março de 2020 | 15 Visualizações

Fonte de imagem: Live Science

Investigadores internacionais desenvolveram um método de sequenciamento completo de genoma que determina os sorotipos da bactéria em apenas duas horas.
 
Determinar o sorotipo da bactéria Salmonella torna mais fácil os processos de segurança alimentar, no modo em que se encontra mais rapidamente a fonte de contaminação bacteriana que pode ocorrer em vários tipos de alimentos como fruta, vegetais ou carne.
 
O autor sénior Silin Tang explica que, devido à globalização das cadeias de abastecimento alimentar, aumenta a oportunidade de contaminação por parte das bactérias e que neste mundo tão acelerado é necessário um método de identificação rápido para que a contenção também o seja.
 
O novo método desenvolvido permite, porém, identificar o sorotipo em duas horas e fazer todo o processo de identificação em 8.
 
Todas as 38 estirpes de Salmonella, que representam 34 sorotipos, foram corretamente identificadas com precisão neste estudo ao nível do sorotipo através do sequenciamento genómico completo.
 
Este método é mais simples e mais acessível de realizar por todos os laboratórios, mesmo aqueles que não têm capacidade para realizar a identificação do sorotipo convencional.

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na revista “Food Microbiology”