Sente cólicas e não está menstruada? Estas são as possíveis causasNotícias de Saúde

Domingo, 21 de Maio de 2017 | 104484 Visualizações

Fonte de imagem: Huggies

A sensação de dor e desconforto na barriga é comum durante a menstruação, mas existem outras causas que devem ser tidas em conta.

Em primeiro lugar, as cólicas não são uma consequência única e exclusivamente feminina. Embora estejam amplamente associadas à menstruação e aos dias que antecedem a libertação de fluxo, as cólicas podem afetar homens e mulheres e ser a consequência de outros fatores que nada têm a ver com o período menstrual.

À revista norte-americana Women’s Health, Niket Sonpal, docente na Touro College of Osteopathic Medicine, revela que as cólicas são bem mais frequentes do que as pessoas pensam e que prestar atenção à frequência e localização exata pode ser a forma mais eficaz de detetar a possível causa de forma mais célere.

Mas além da menstruação, que outras doenças e condições podem desencadear as cólicas? Segundo Sonpal, são sete as possíveis causas e uma delas diz respeito à ovulação, especialmente se a dor ou cólica surgir cerca de 14 dias antes da nova menstruação.

síndrome do intestino irritável, uma patologia cujos sintomas podem ser ainda mais penosos em momentos de stress pode ser também uma causa para o aparecimento de cólicas, assim como a doença inflamatória intestinal (doença em que o intestino fica vermelho, inchado e com úlceras) pode também dar origem a dor e desconforto.

puxão muscular (causado por exercícios de tonificação mais intensos) pode igualmente ser a causa para a cólica ou sensação de desconforto abdominal, assim como a obstipação, uma condição bastante frequente e que se carateriza pela incapacidade de defecar e inchaço abdominal. E por falar em inchaço e cólica, uma outra possível causa para estes dois fatores (que podem aparecer juntos ou isolados) é a flatulência.

De acordo com o especialista, a diverticulite pode ser um outro promotor do aparecimento de cólicas. Esta doença carateriza-se pela presença de sacos nas paredes do cólon, podendo dar origem a vários episódios de inflamação.

Partilhar esta notícia
Referência
Daniela Costa Teixeira