Seis terapias naturais para aliviar sintomas de depressãoNotícias de Saúde

Quinta, 04 de Junho de 2015 | 237 Visualizações

Os antidepressivos conseguem, de facto, fazer a diferença na vida das pessoas. Mas não em todas.

Após trinta anos de investigações, conta o Huffington Post, Joyce Mikal-Flynn, da Californa State University, concluiu que os antidepressivos são eficazes em algumas pessoas, mas que noutras pode levar a efeitos adversos ou até mesmo ao agravamento da doença.

"Com uma depressão crónica ou menor, as pessoas vão ficar melhor por conta própria", diz Joyce. "[O humor] vai, naturalmente, mudar, mas os efeitos colaterais dos antidepressivos podem fazer com que se sentam pior no final", alerta a médica, defendo que a melhor forma de combater a depressão é mentalizar-se de que o consegue fazer.

E é aqui que o Huffington Post revela seis alternativas naturais aos antidepressivos e que podem uma valente ajuda na luta contra a depressão.

Praticar mindfulness – estar consciente do que se passa com o próprio corpo, a própria mente e o todo o meio ambiente é uma das técnicas que mais ajudam a tirar os pensamentos negativos da cabeça.

Usar a planta Rhodiola – uma investigação da Universidade de Medicina da Pensilvânia indica que ingerir rhodiola ajuda a combater a depressão, em especial nos casos em que o consumo de antidepressivos não tem o efeito esperado. Após 12 semanas a recorrer a esta erva medicinal, os pacientes tinham 1,4 vezes mais hipóteses de recuperar, sem que em causa estejam efeitos secundários indesejados.

Praticar exercício com frequência – um levantamento a mais de seis mil estudos permitiu aos investigadores da Universidade de Toronto, no Canadá, concluiu que a prática regular de exercício físico reduz a possibilidade de se sofrer de depressão. E 20 a 30 minutos diários são o suficiente.

Receber massagens – a massagem pode ser uma excelente terapia para quem procura livrar-se da depressão e dos pensamentos negativos. Diz um estudo publicado em 2010 no Journal of Clinical Psychiatry que as massagens conseguem aliviar os principais sintomas que podem originar a depressão, como é a tristeza, o stress e a ansiedade.

Apanhar sol - um estudo de 2009, publicado na revista Environmental Health, anailsou 16.800 participantes com idade acima dos 45 anos e descobriu que a exposição à luz solar tem um efeito positivo na função cognitiva, estimulando a mente a ter pensamentos positivos.

Adote um animal – ter a companhia de um animal é terapêutico e os cães têm sido a chave de sucesso de muitos pacientes internados. A terapia animal ajuda a reduzir o stress e a aumentar a confiança, empatia e humor.

Partilhar esta notícia
Referência
Huffington Post

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados