Seis causas para a pele dos pés estar a soltar-seNotícias de Saúde

Segunda, 08 de Maio de 2017 | 253982 Visualizações

Fonte de imagem: The Tetra Corporation

É com a chegada das temperaturas mais quentes que os pés começam a secar, pelar e ainda a ganhar algumas gretas. Mas existem outras causas além do calor.

Assim que as temperaturas começam a subir saem dos armários as sandálias e os chilenos de dedo, até porque todo e qualquer grau a mais serve de desculpa para não calçar uns sapatos fechados. Contudo, o problema da a pelar mantém-se… e pode até agravar.

“Os pés a pelar são um problema definitivamente comum e existem várias razões para tal”, começa por dizer a médica podologista Rebecca Pruthi, que destaca que a perda de pele pode ser justificada pelo simples facto de se passar o dia todo de um lado para o outro. Contudo, existem outras causas a ter em conta.

À revista Prevention, a especialista revela que os pés a pelar podem ser uma consequência direta de infeções fúngicas, tal como o pé de atleta. Aliás, salienta, a perda de pele em determinadas partes do pé – como a planta do pé – é um dos primeiros sinais de alerta para este problema, tal como acontece no caso dos eczemas.

Também o suor provocado pelo exercício físico, especialmente quando não se usam as meias e/ou o calçado adequado, assim como os sapatos de salto com tiras ou fivelas podem causar a perda de pele em partes concretas do pé ou por todo. Diz a especialista que qualquer tipo de fricção pode causar a escamação da pele ou a perda da mesma, tenha a situação causado ou não uma bolha.

desidratação e um escaldão podem ser outras duas causas para a pele dos pés estar a soltar-se, destaca a especialista, que não deixa de frisar que um pé a pelar nem sempre tem de ser um sinal de alerta, pode ser apenas a consequência da regeneração externa da pele, sendo, por isso, uma situação natural.

Partilhar esta notícia
Referência
Daniela Costa Teixeira